Quais os sintomas da ansiedade infantil?

Problema que afeta muitos adultos, a ansiedade pode estar presente também na vida de muitas crianças, atrapalhando seu desenvolvimento.

criança roendo a unha

Quando pensamos em ansiedade, logo associamos esse distúrbio a adultos e jovens. Mas e quando a ansiedade afeta as crianças? A ansiedade infantil pode ser tratada e controlada ainda neste período delicado da vida de uma criança, a fim de evitar que ela se torne um adulto (a) nervoso e descontrolado. Existem algumas causas para a ansiedade na infância e também alguns tratamentos que amenizam este problema.

                       

Ansiedade infantil sintomas

A ansiedade infantil pode afetar crianças de várias faixas etárias, e em cada uma delas os sintomas podem ser diferentes. Porém, os principais como falta de sono, dores de barriga ou de cabeça e irritabilidade são os mais comuns. Em casos mais graves, as crianças podem sentir até tontura e falta de ar.

criança chorando

Em bebês ou em crianças menores de 5 anos, o choro constante pode ser sinal de ansiedade. Já em crianças maiores, dificuldades na concentração e no aprendizado caracterizam a ansiedade infantil. A dificuldade em estabelecer relações sociais com outras crianças ou até mesmo adultos pode indicar a presença desse distúrbio na infância.

Ansiedade infantil causas

É difícil apontar a causa da ansiedade, assim como muitos outros distúrbios. A ansiedade pode ser desenvolvida por diversos fatores na infância. O ambiente onde a criança está inserida, as atitudes dos pais ou dos integrantes do ambiente que a criança se localiza também podem influenciar (e muito) a ansiedade.

criança distraída na sala de aula

Por outro lado, a criança pode já nascer com fortes tendências a ser ansiosa por causas genéticas e bioquímicas cerebrais.

Ansiedade infantil como tratar

Assim que identificada a ansiedade, os pais devem procurar ajuda de especialistas, no caso, psicólogos. A criança deve frequentar consultas, onde o psicólogo poderá fazer tratamentos e exercícios para amenizar a ansiedade na criança.

crianças praticando meditação

Alguns fitoterápicos também são recomendados para a ansiedade infantil, como os Florais de Bach. Em alguns casos, a homeopatia pode também controlar e amenizar os sintomas da ansiedade infantil. Outras práticas como a meditação e ioga podem auxiliar no tratamento deste distúrbio.

Os pais e educadores precisam sempre estar atentos ao comportamento da criança. O que muitas vezes pode parecer “birra” da criança é indício de que algo está errado, e deve ser tratado o quanto antes a fim de garantir a qualidade de vida do pequeno indivíduo.

Descubra mais sobre a ansiedade infantil neste vídeo do Youtube:

Ansiedade - Versão Completa | Psicóloga Infantil Daniella Freixo de Faria

Saiba mais sobre a ansiedade

Nenhum voto, seja o primeiro



Ana Maria
06/02/14



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook