Ansiedade Generalizada tem cura?

O Transtorno de Ansiedade Generalizada é um distúrbio mental que atinge boa parcela da população brasileira. Veja mais sobre a TAG!

Ansiedade Generalizada

O Transtorno de Ansiedade Generalizada ou simplesmente TAG, em poucas palavras define uma série de preocupações ou excesso da ansiedade, causados por motivos inexplicáveis ou sem cabimento chegando ao nível de ansiedade que exige atenção e cuidados. Mas, você sabe o que é a ansiedade?

A ansiedade em si é uma reação psicológica que pode ser aparente em qualquer um diante de diversas situações que causem por exemplo: medo ou expectativas. Segundo os especialistas, a ansiedade é considerada normal em pontos que, antecedem uma ação, acontecimento, como por exemplo: uma viagem, apresentação em público, uma cirurgia, a espera por alguém, etc. Tudo isso se explica como uma reação natural do corpo como forma de se adaptar ao novo desafio, e mesmo que a pessoa não consiga superar isso, a ansiedade ajuda na adaptação referente a uma situação ou lugar.

Mas, como tudo que é demais não é bom, o excesso dessa reação pode acarretar no distúrbio mental denominado com Transtorno de Ansiedade Generalizada. Esse distúrbio é a persistência e a falta de controle da ansiedade. Vejamos mais sobre esse assunto:

Sintomas de Ansiedade Generalizada

O sintomas apresentados pelo TAG variam de pessoa para pessoa e se apresentam da seguinte forma: A pessoa se torna inquieta, irritada, não consegue se concentrar, fica com fadiga facilmente, dores musculares causadas pela tensão, palpitações, oscilação da pressão arterial, excesso de sudorese, dor de cabeça, náuseas, falta de ar, entre outros.

Sintomas da Ansiedade Generalizada

A TAG não possui distinção exata para surgir, ela pode aparecer tanto no nascimento quanto na velhice. No geral, as mulheres são as principais vítimas desse distúrbio se comparado aos homens. Seus sintomas desproporcionais aos acontecimentos ocasionados por esse distúrbio, causa sofrimento, interferência na qualidade de vida e também no desempenho profissional, social e familiar das vítimas.

Causas da Ansiedade Generalizada

Assim como já foi dito, o Transtorno de Ansiedade Generalizada pode surgir em qualquer pessoa, inclusive em crianças. Os genes presentes no DNA podem ser alguns dos prováveis fatores que faça esse distúrbio surgir. Outra grande hipótese é o estresse relacionado a problemas familiares e profissionais. No geral, os pacientes que portam esse distúrbio dizem não se lembrar de algum tempo em que não eram ansiosas.

Causas da Ansiedade Generalizada

Para que esse distúrbio possa ser diagnosticado com precisão, o especialista terá de avaliar a história de vida, os testes criteriosos da clínica e alguns exames complementares, para que possam ser descartadas outras hipóteses. Visto que, a TAG possui sintomas parecidos com outros estados clínicos como TOC ou Fobia Social. Além dos sintomas persistirem por mais de 6 meses.

Tratamento para Ansiedade Generalizada

O tratamento tem como função, auxiliar o paciente a levar uma vida normal. Uma mistura de medicamentos com a terapia cognitivo-comportamental, utilizado em pessoas portadoras de TOC, esse método tem demonstrado excelentes resultados. Quando o médico iniciar o tratamento, não se pode parar por conta própria.

Tratamento da Ansiedade Generalizada

Os medicamentos utilizados são os inibidores de recaptação da serotonina, antidepressivos e antiepilépticos (utilizados em casos mais graves), entre outros receitados pelo especialista. O tratamento cognitivo-comportamental auxilia o paciente a controlar os impulsos e o nervosismo. Evitar remédios contra gripe e cafeína  ajudam a minimizar os efeitos do transtorno.

Manter uma vida saudável com uma alimentação balanceada e a pratica de exercícios físicos também ajudam a inibir os efeitos da TAG.

Quer saber mais sobre o Transtorno de Ansiedade Generalizada? Então, assista ao vídeo que segue abaixo.

Publicado por Luis Carlos
Revisado em 19/08/2015

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentários

  • cristiano betti

    10/03/17

    Estou com muita anciedade ja faz 1 ano quero ajuda. não consigo mais viver assim. cansaço extremo falta de ar e palpitação é o meu maior inimigo
    responder

Comentar