Home » Ansiedade

Como controlar a ansiedade?

Você sofre de ansiedade e os efeitos que ela causa em seu sistema nervoso e organismo? Veja dicas de como tratar a ansiedade.

Desconforto, irritabilidade, tensão, mal estar, insegurança e medo são sintomas de ansiedade. A ansiedade é um mal que afeta as pessoas por determinado período de tempo, abala o emocional e até mesmo o sistema nervoso.

A ansiedade é conhecida pela psicologia como o pior mal da mente, pois ela mexe com o sistema nervoso central de tal maneira que pode causar variadas reações como, por exemplo, doenças mentais, estresse, transtornos, síndromes, gastrite hipertensão, taquicardia e até mesmo alergias.

Veja algumas maneiras de como tratar e controlar a ansiedade.

Como controlar a ansiedade através da alimentação?

A alimentação saudável possui diversos benefícios a saúde física e mental do ser humano, além de influenciar em todo funcionamento do organismo e prevenir doenças graves, a alimentação saudável e balanceada pode ajudar também no controle à ansiedade.

Alguns alimentos são ótimos aliados na luta contra a ansiedade, como por exemplo, as frutas cítricas que possuem vitamina C, vitamina que melhore o funcionamento do sistema nervoso e transmite a sensação de bem estar; leite, ovos e derivados como iogurte natural, e queijo branco; carboidratos com cereais integrais; a banana que ajuda a combater os sintomas da depressão e ansiedade; carnes e peixes que regulam o sono e o humor; o chocolate que promove o bem estar e melhora o humor; o espinafre que é antidepressivo.

Como controlar a ansiedade naturalmente?

Além de adotar a sua rotina uma alimentação saudável e balanceada incluindo os alimentos citados acima, outros fatores naturais que podem ajudar no controla à ansiedade é praticar exercícios físicos. Os exercícios físicos pois através deles a substância da endorfina é liberada com maior facilidade, esta substância traz maior sensação de bem estar e relaxamento. Meditação, ioga e massagem também são ótimas opções.

Dormir bem também ajuda a combater a ansiedade, descanse bem, se precisar tome chás que auxiliam na hora do sono, durma com as luzes apagadas, desligue o celular, tranque a porta e repouse.

Como controlar a ansiedade na gravidez?

grávida ansiosa

A ansiedade na gravidez pode ser considerada normal, um estado emocional, porém existem vários estágios da ansiedade que devem ser avaliados. Quando a ansiedade é algo natural, nada exagerado, um tipo de ansiedade comum que toda mulher tem a espera de um filho, neste caso não é preciso tratamento.

Porém quando a ansiedade é bem intensa pode acabar prejudicando a gravidez e fazendo com que a mulher tenha um parto prematuro ou até mesmo que sofra um aborto, neste tipo de situação o ideal é um acompanhamento médico, pois apenas o especialista saberá diagnosticar o melhor tratamento. Normalmente em casos de ansiedade excessiva o problema é tratado a base de antidepressivos com orientação de um psiquiatra.

É importante lembrar que produtos que contenham cafeína, cigarros e álcool não devem consumidos durante o período de gravidez.

Por mais comum que seja a ansiedade, nem sempre é normal, por isso é importante saber reconhecer quando a ansiedade atrapalha em determinados momentos de sua vida, caso seja algo que não consiga controlar, com certeza está na hora de procurar ajuda.

Assista ao vídeo e veja mais dicas de como controlar a ansiedade:

Publicado por Jessica
Revisado em 19/08/2015

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar