Home » Compulsão

Compulsão por comprar é doença

Todos os seres humanos gostam de fazer comprar, porém algumas pessoas excedem as compras necessárias, sendo compulsivos. Saiba mais:

Mulher sentada cheia de sacolas

Quem não gosta de fazer algumas compras? Mas algumas pessoas acabam passando do limite, em maioria mulheres, mas os homens também caem em tentação. A compulsão por compras causa sérios problemas, principalmente financeiros. O ato de comprar gera um prazer instantâneo seguido por culpa assim que o consumidor sai da loja.

É um transtorno causado por impulso que normalmente está vinculado com outros problemas como a depressão e a ansiedade.

Compulsão por comprar roupas

O ato de comprar faz parte da natureza humana, porém algumas pessoas não vêm um limite das compras necessárias e das compras por impulso. Quando o comprador está muito próximo a fatores negativos, seja no trabalho, relacionamentos ou com a autoestima baixa, ele cede ao desejo e fica mais suscetível a aliviar os problemas nas compras.

Mulher escolhendo roupa na loja

As mulheres são as que mais cometem compras por impulso, geralmente as roupas são objetos de desejo e consumo, porém quase sempre são peças que não serão usadas. Alguns casos apontam que uma compradora compulsiva tem a necessidade de “ter” ou invés de “ser”, camuflando nas compras esse desejo de possuir algo para esconder algum tipo de fragilidade humana de sua vida pessoal.

Assim, quando vê uma blusa, saia, vestido ou até uma calça em alguma vitrine ela logo sente o desejo de possuir aquela peça em especial, desejo que só será satisfeito no momento em que a compra for concluída.

Compulsão por comprar sapatos

Toda mulher tem uma queda por sapatos novos, algumas compram um par aqui e outro ali. Mas outras sempre querem mais, já houve casos de mulheres com mais de 130 pares de sapatos por serem compradoras compulsivas.

Mulher com vários sapatos amarelos

Muitas dessas mulheres compram por estarem tristes, procuram o prazer da compra para se sentirem felizes e dar um fim a ansiedade. Mas logo após vem o sentimento de culpa e tristeza, o que acaba se tornando um ciclo onde ela sempre precisa de um par de sapatos novos que provavelmente ela nunca irá usar.

Como o ato de comprar gera prazer, ele vicia. Os cartões de crédito e crediários são grandes problemas, pois com eles é mais fácil de efetuar compra, porém também são os maiores causadores dos problemas financeiros que cada vez mais vira uma bola de neve e muitas vezes afeta os relacionamentos familiares dos compradores compulsivos.

Compulsão por comprar objetos sem necessidades

Quem compra por impulso constantemente compra por prazer. Quando visitam shoppings para comprar apenas um objeto, acabam comprando muitos outros e saem de lá cheios de sacolas, pois o ambiente com muitas lojas diversificadas juntas favorecem e aumentam a vontade de consumir.

Mulher deitada cheia de sacolas

Muitas pessoas não conseguem sair de uma loja sem ao menos comprar um objeto para si, mesmo sabendo que não tem utilidade nenhuma. Em alguns casos acabam levando presentes para outras pessoas, para que quando questionado sobre a compra, possa ter uma desculpa pelo qual gastou.

Como o problema pode estar interligado com outros fatores negativos que a pessoa vem sofrendo, o ideal é procurar ajuda psiquiátrica. Em muitos casos é diagnosticado outros problemas como a depressão e um dos tratamentos é feito com antidepressivos. As terapias e grupos de apoio também são grandes aliados para que o problema chegue ao fim.

Publicado por Ananda
Revisado em 21/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar