Home » Terapias

Depressão infantil sintomas e causas

A depressão afeta todas as faixas etárias, infelizmente até as crianças são acometidas por esta doença. Conheça os sintomas.

meio rosto de criança chorandoA depressão é uma doença que tem se evidenciado cada vez mais precocemente, portanto na infância já é possível constatar a sua manifestação.
Os sintomas da depressão infantil podem ser observados a partir do momento que a criança passa a demonstrar tristeza, transtorno do sono, modificação de apetite, queixas de dores e mal estar, alteração no desempenho escolar, humor instável alternando em períodos de agitação e indiferença, perda de prazer com as coisas que antes lhe era agradável e também desinteresse em interagir com amigos e familiares.
É preciso se ater a sutileza da doença, e observar seus comportamentos indicativos, exemplo, a criança comportada demais, passiva e submissa ou a criança agitada, que não consegue se submeter à solicitação de atenção e execução de tarefas. É comum a apresentação desses dois tipos de comportamentos alternados, entretanto a ocorrência isolada também é característica da depressão.
Na depressão a alteração do sono pode ser por ocorrências de pesadelo ou por insônia. A alteração no apetite pode ser indício de anorexia, bulimia e obesidade. Sintomas físicos como enurese noturna, asma e queixa constante de dor de barriga, dor de cabeça, podem estar relacionados.
A criança também pode demonstrar uma desvalorização de si mesma e culpa através de falas como, “a culpa é toda minha”, “não sou bom em nada”.
A depressão infantil pode ser desencadeada a partir de um acontecimento que marcou ou afetou profundamente a criança como, por exemplo, separação dos pais, falecimento de ente querido, mudança de casa ou cidade, morte de animal de estimação, distanciamento de algum colega que era próximo.

Depressão infantil e as consequências no ambiente escolar

menino triste com livros da escolaA escola é o local em que os comportamentos da criança refletem ainda mais a depressão, através de uma queda brusca no rendimento, medo de ir à escola, desinteresse pela aprendizagem. A criança evita concentrar-se, prestar atenção ao que é ensinado, causando assim seu fracasso escolar ou então passa várias horas estudando, porém não consegue aprender, memorizar. Os pais podem não compreender estes comportamentos da criança, o que pode motivar conflitos e agravar ainda mais a doença, e este agravo pode levar a criança a desenvolver transtorno de ansiedade, fuga, roubo, oposição a pais e professores.

Depressão infantil tratamento

menino com mao no rosto vendo atraves de um olhoComo tratamento é indispensável a realização de acompanhamento psicológico da criança, no entanto  a terapia familiar também é bastante eficaz visto que os familiares podem ajudar a criança em sua doença para tanto necessitam de orientação, e também a terapia familiar dá ao psicólogo possibilidades maiores de entendimento da necessidade da criança.
Em casos em que os sintomas apresentados são de natureza mais grave é necessário a prescrição de medicamentos.

A depressão infantil pode evoluir na idade adulta, portanto o tratamento quando bem administrado, desde o início da apresentação dos sintomas extingue esta possibilidade.

Tags: , , ,
Publicado por Lucimari
Revisado em 01/12/2012

Compartilhar