Depressão tratamento psicológico

Doença que afeta a vida de mais de 20% da população mundial, a depressão deve ser tratada o quanto antes com acompanhamento psicológico.

pessoa depressiva no canto da casa

Chamada de “a doença do século”, a depressão afeta cada vez mais a vida de inúmeras pessoas no Brasil, e no mundo todo. Comum dos 24 aos 44 anos de idade, a depressão pode afetar também crianças e muitos idosos. O tratamento da depressão deve ser feito da melhor maneira a fim de melhorar o psicológico de quem sofre com este distúrbio, para que possa viver normalmente na sociedade.

Sinais da depressão

Muitos são os sinais da depressão na vida de uma pessoa. Um dos maiores indícios é a falta de prazer em atividades diárias e comuns. Mas também a apatia, dificuldade no raciocínio rápido e concentração, lentidão, dificuldade para dormir (podendo ser insônia ou até mesmo excesso de sono), falta de apetite e de interesse sexual e a mais perigosa delas, ideia suicida são sinais da depressão na vida de uma pessoa.

Apesar de muitas pessoas acharem que depressão é apenas uma forte onda de tristeza na vida de uma pessoa, ela é mais do que isso. É uma doença que precisa ser tratada da melhor forma o quanto antes quando presente na vida de um indivíduo.

mulher sentada na cama e triste

Muitos fatores podem desencadear uma depressão como o stress, perdas de entes queridos, problemas no trabalho ou escola, alimentação e até mesmo fatores genéticos. Os remédios antidepressivos são específicos para o equilíbrio de substâncias químicas no cérebro, que quando estão desequilibradas desencadeiam a depressão.

Depressão tratamento com psicólogo ou psiquiatra?

O tratamento para depressão pode ser feito tanto com psicólogo ou com o psiquiatra. Quando feito com esses dois profissionais ao mesmo tempo pode ter ainda um resultado mais rápido e eficiente. O psicólogo te ajudará na superação dessa fase com sessões terapêuticas, a fim de ajudar o paciente a entender quais os fatores o levaram à depressão.

homem no psiquiatra

Já o psiquiatra poderá receitar remédios e métodos de tratamento para o combate da depressão. Muitos desses remédios são “tarja-preta” e só podem ser comercializados em farmácia com receitas formuladas pelos psiquiatras.

Muitas vezes, o paciente que sofre com a depressão não quer procurar ajuda, e quando o faz, procura médicos neurologistas, que não são especialistas em casos de depressão. É preciso uma atenção maior de parentes ou pessoas próximas, a fim de preservar a qualidade de vida e também da felicidade individual do outro.

Veja mais sobre o tratamento psicológico para depressão neste vídeo do Youtube:

Publicado por Ana Maria
Revisado em 21/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar