Diferença entre fobia social e a timidez

A timidez muitas vezes é confundida com a fobia social, mas há diferenças grandes entre elas, desde sintomas até mesmo o tratamento.

homem na caixa de papelão

Timidez e fobia social, enfrentar qualquer uma das duas não é fácil para ninguém, uma sente-se acanhado por ter que falar com as pessoas, a outra sente pavor e simplesmente foge da situação. Este texto mostra como é cada um destes traumas e quais os fatos que as diferem uma da outra. Confira nos tópicos a seguir.

Como é a timidez

A pessoa tímida se sente totalmente ansiosa em situações sociais, principalmente se ela tiver que se expor. Para o tímido, a situação de estar sendo observado e avaliado o deixa desconfortável, ele fica vermelho, começa suar frio, mas mesmo assim enfrenta o público, se esforça para que dê tudo certo, fala tudo de uma vez em seu discurso.

mulher tímida

O tímido tem muito medo, mas ele ainda tem controle sobre seus temores, ele sabe que sente-se ansiosa no exato momento de apresentar algo para um público, como um seminário, palestra, situações em que ele é convidado de supetão a falar algo. Enfim, a timidez não é um problema que impede de viver, só impede de realizar algumas coisas boas e às vezes viver sensações.

Como é a fobia social

A fobia social já é um pouco mais complexa, considerada caso patológico. O fóbico gostaria de passar a vida toda sem que ninguém percebesse sua existência. Ele prefere evitar qualquer situação que faça chamar atenção para ele, desde uma roupa diferente que vista até se sobressair entre outras pessoas.

vendo pela persiana

Diferente do tímido, o fóbico procura não ter contato nenhum com pessoas estranhas, até mesmo com as conhecidas, até mesmo o relacionamento com os pais e familiares é difícil, pois não há trocas ou demonstrações de afeto. O fóbico social detesta se sentir o centro das atenções e ele se sente assim o tempo todo por saber que é tímido, ansioso e achar que todo mundo percebe isso.

Não precisa de muito para deixar um fóbico nervoso, se o professor disser o nome na chamada, pronto, já um motivo para entrar em pânico. No dia a dia sofre por imaginar que as pessoas possam rir dele porque vai gaguejar, vai tropeçar, vão pensar que é lerdo, que é burro, enfim. A fobia social praticamente impede de viver, mas pode ser tratada com análises.

Principais diferenças

A timidez e a fobia social são duas coisas muito parecidas e fácil de serem confundidas, mas existem alguns detalhes como você já pode ver, que diferenciam uma da outra. A timidez muitas vezes é algo natural, a fobia social por sua vez, é algo que atinge o ser humano e atrapalha seu convívio com a sociedade, como se fosse perseguido o tempo todo.

menina com vergonha na escola

O tímido tem medo, mas o enfrenta, o fóbico tem pavor e se esconde, pode até ter ataques e crises e pânico, o tímido não sofre com o pânico. O fóbico social tenta fugir da situação, o tímido não. O fóbico sente muito mais sofrimento em situações que para ele, representam risco, já o tímido não, para ele é difícil, mas ele consegue.

Para saber mais assista ao vídeo do Youtube para saber a diferença entre fobia social e a timidez:

Publicado por Juliane
Revisado em 18/08/2015

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar