Estresse na gravidez sintomas

O estresse é um problema que afeta muitas pessoas. Para uma mulher grávida, pode trazer sérios riscos para a criança e a futura mamãe:

Grávida triste

A chegada de um bebê é sempre uma alegria para os futuros papais e mamães. É momento de se preparar, e arrumar o quarto do pequenino ou pequenina. Mas são necessários também alguns cuidados especiais durante todo o período da gestação para que a criança venha ao mundo cheia de saúde.

O grande problema da maioria da população mundial é o estresse, e muitas mulheres grávidas não escapam desse mal, porém pode causar sérios riscos com a saúde da futura mamãe e da criança. Entenda melhor sobre o assunto, veja os problemas que podem ser causados e como eles podem ser evitados.

Estresse na gravidez é normal

O estresse é resultado de muita pressão como problemas familiares ou profissionais ou ainda situações delicadas que acabam desencadeando o problema.

Grávida estressada

É natural uma pessoa se sentir estressada quando está diante de muitos problemas, afinal esse é um mal que atinge milhares de pessoas no mundo inteiro, devido aos acontecimentos do cotidiano.

Porém para uma grávida não é nada saudável e pode afetar o bebê, sendo um grande risco para a saúde. É preciso que a futura mamãe possa se controlar e evitar qualquer coisa que possa causar fortes emoções que acarretam no estresse. Nesse momento é essencial a ajuda da família, e se ainda não bastar, procure ajuda de um profissional.

Estresse na gravidez consequências

Toda grávida deve fazer o famoso pré-natal durante toda a gravidez, pois é durante esses exames que indicam se está tudo bem com a criança. Alguns médicos ainda recomendam consultas antes da concepção, para que a mulher já se prepare para receber o feto durante os nove meses.

Grávida triste deitada

O estresse durante a gravidez pode trazer diversos problemas respiratórios para a criança, a asma é a mais comum entre as alergias respiratórias. Quando a futura mamãe está estressada, suas barreiras defensoras diminuem expondo o bebê a substâncias que não fazem muito bem a ele, expondo-o há alguns riscos que podem prejudica-lo por toda a vida.

Outros problemas estão envolvidos como o atraso de desenvolvimento da criança, relacionados à educação e aprendizagem e em alguns casos também é relatado o autismo. Como a musculatura do corpo fica tensa, as chances de um parto prematuro também são grandes.

Estresse na gravidez o que fazer

É essencial manter uma rotina médica para verificar se está tudo bem com a criança, caso se sinta triste, procure também um psicólogo. Nunca esconda nada do seu médico, quando houver algum problema ou até mesmo quando surgir uma dúvida, pergunte e evite que isso seja estressante para você.

Grávida ouvindo música

Relaxar também é excelente para combater o estresse. Pratique pequenas caminhadas, passeios no parque, leia um bom livro ou veja um bom filme. Escrever também pode ser um exercício relaxante.

Muitas mamães também praticam o yoga para poderem relaxar e afastar o estresse para bem longe. Manter uma alimentação saudável e beber muita água sempre, assim como também é importante descansar sempre que possível.

Evite pessoas e situações onde podem acarretar em altos níveis de estresse. Seguindo algumas dicas, você pode curtir sua gravidez sem causar nenhum risco a sua saúde ou a do bebê.

Entenda melhor sobre o estresse na gravidez nesse vídeo do youtube:

Publicado por Ananda
Revisado em 21/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar