Home » Estresse

Estresse no trabalho o que fazer

Entenda um pouco mais sobre o estresse no trabalho, quais os danos que ele pode causar e como trata-lo de maneira adequada.

Apesar do trabalho ser de onde tiramos nosso sustento, nem sempre ele é feito com prazer, muitas vezes pode ser bem cansativo e desgastante. Muitas pessoas levam o estresse adquirido no trabalho pra casa e acabam se prejudicando tanto psicologicamente quanto fisicamente.

O estresse no trabalho pode ser definido por um momento de tensão onde envolve situações desgastantes que acabam pesando no psicológico da pessoa e consequentemente afetando o organismo e o corpo. O estresse é coisa séria, não é considerado uma doença, porém pode acarretar diversos problemas à saúde.

Estresse no trabalho causas

Somos tão dependentes do trabalho que muitas vezes nos sujeitamos a passar por diversas situações que são capazes de mexer com nosso psicológico, uma situação como esta pode acabar influenciando não apenas em nossa vida profissional como também na pessoal.

O estresse no trabalho pode ser causado pela pressão, a tensão e a cobrança que são praticamente inevitáveis nesse ambiente, no entanto muitas pessoas não sabem lidar com isso e acabam deixando-se afetar emocionalmente. Este tipo de situação se torna ainda mais propícia dependendo do momento em que o trabalhador se encontra, como por exemplo problemas pessoais que afetam diretamente o emocional ou até mesmo o cansaço.

O cansaço também pode ser um dos grandes causadores do estresse no trabalho, quando você se sente cansado as probabilidades de se estressar são ainda maiores, toda cobrança do trabalho pode piorar ainda mais a situação e acabar abalando o psicológico.

Estresse no trabalho e qualidade de vida

O trabalho é de onde tiramos nosso sustento visando sempre o lucro para uma melhor qualidade de vida. Mas até onde a qualidade de vida está ligada ao dinheiro? Do que adianta ganhar bem, ganhar o suficiente e não poder usufruir deste conforto? Viver estressado, magoado, sem tempo e com problemas de saúde? Então chega a hora de repensar suas prioridades.

Quando o estresse chega a um estagio que atinge sua vida particular ou até mesmo a sua qualidade de vida é hora de procurar soluções mais drásticas, tire férias, viaje, repense sua vida e veja se é isso mesmo o que quer, se tem uma maneira como melhorar a situação ou se não vale mais a pena insistir. Se você não está satisfeito com o trabalho dificilmente conseguirá evitar o estresse por muito tempo.

Estresse no trabalho como evitar

Para quem está passando por momentos de estresse no trabalho o ideal é procurar ajuda, identifique quais são as verdadeiras fontes do seu estresse, a partir de então procure soluções fáceis para cada uma a fim de amenizar os sintomas e facilitar a sua vida, mas antes disso estabeleça prioridades e tente resolver um de cada vez.

Mantenha hábitos saudáveis, estabeleça uma rotina agradável, organize sua lista de tarefas, evite distrações, separe um dia da semana para realizar alguma atividade que lhe dê prazer e durma bem.

Antes de tudo procure manter sua qualidade de vida, priorize o que é mais importante para você e cuida da sua saúde mental e física, pois sem ela nada disso é possível.

Assista ao vídeo e vaja mais informações sobre o estresse no trabalho e como combatê-lo:

Publicado por Jessica
Revisado em 18/08/2015

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar