Home » Compulsão

O que é a compulsão alimentar

Entenda mais sobre compulsão alimentar, seus sintomas, causas, tratamentos e saiba reconhecer até onde sua compulsão é normal.

Comer demasiadamente sem ao menos sentir fome, assaltar a geladeira de madrugada ou comer até passar, esses podem ser indícios de uma compulsão alimentar. Pessoas que possuem o distúrbio da compulsão alimentar continuam comendo mesmo ao atingir a saciedade e tendem a se sentir mal ou envergonhadas após tal situação.

Segundo pesquisas 75% das pessoas que possuem o distúrbio da compulsão alimentar se encontram acima do peso, o que já era de se esperar, pois essas pessoas tendem a consumir uma maior quantidade de calorias diariamente do que as outras.

Compulsão alimentar sintomas

Pessoas que comem freneticamente grandes quantidades, a qualquer hora do dia sem ao menos sentir fome ou mesmo após já se sentirem satisfeitos, assaltar a geladeira em meio a noite, parecer um ‘saco sem fundo’, viver pensando em comida e se sentirem mal ou envergonhados após tais situações com certeza possuem uma tendência muito grande a possuir o distúrbio da compulsão alimentar.

A compulsão é fácil de ser detectada, porém o diagnóstico preciso deve vir de um médico especialista.

Compulsão alimentar causas

É importante afirmar que nem toda pessoa que possui compulsão alimentar necessariamente também possui o distúrbio, algumas pessoas acabam adquirindo a compulsão por um determinado período de tempo, pode ser causada por ansiedade, tristeza ou até mesmo carência afetiva.

A compulsão alimentar é um distúrbio que envolve em média 4% da população mundial, o distúrbio é causado devido a uma alteração nos mecanismos da fome, fazendo com que a sensação de saciedade demore mais a chegar.

Além disso, uma grande parte das pessoas com distúrbio alimentar possui também a síndrome de ansiedade ou depressão.

Compulsão alimentar tratamento

Para tratar a compulsão alimentar primeiramente é necessário consultar um médico, a partir de então o médico saberá reconhecer exatamente o motivo pelo qual desenvolveu o distúrbio e então dar inicio ao tratamento.

Esse é um tipo de distúrbio mental, o mais ideal é procurar um médico psiquiatra. Na maioria das vezes, além de medicação para ansiedade ou uma possível depressão, é indicado a prática de exercícios físicos e uma reeducação alimentar.

Se você apresenta qualquer um destes sintomas não hesite em procurar um médico, além de interferir mentalmente o distúrbio pode trazer diversas complicações à saúde.

Assista ao vídeo e entenda um pouco mais sobre a compulsão alimentar e como se tratar deste mal:

Publicado por Jessica
Revisado em 21/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar