Home » Fobias

O que é a fobia escolar

A fobia escolar tem tratamento e merece atenção especial, pois a escola é um novo desafio para os pequenos que merecem atenção.

criança com fobia escolar O medo é algo que pode atrapalhar nossa vida, mas ele também pode ser um grande auxiliador que nos impede de cometer delitos. Quando se trata de crianças o medo parece que vira um monstro e se for exagerado pode ser caso patológico.

Quando os pequenos começar ir à escola tudo muda, a rotina deles se transforma e o que antes aprecia ser algo legal pode se transformar num pesadelo, mas para saber se é fobia ou apenas charme, fique atento nas informações que seguem:

Causas da fobia escolar

Quando o medo de ir à escola torna-se muito grande pode-se considerar fobia.

criança chateada

Normalmente esse medo advém de algo que aconteceu com eles nos primeiros dias de aula ou mesmo quando não acontece nada, mas o fato de ser uma nova etapa na vida deles já assusta e o psicológico não está preparado para ficar tantas horas longe da mãe e conviver com outros coleguinhas.

Quais os sintomas da fobia escolar

Normalmente o corpo se manifesta e as dores abdominais, dores de cabeça, choro constante e ânsia de vômito são comuns, é uma maneira que o organismo encontra de se “defender” daquela situação.

medo de ir a escola

Mas, vale lembrar que os sintomas podem variar de criança para criança e também depender da idade, os pequenos de 3 a 10 anos são os que mais manifestam esses sinais, se após uma semana eles não passarem procure um pediatra, pois pode se tratar de fobia escolar.

Qual o tratamento para a fobia escolar

Muitas crianças apresentam esse quadro de sintomas e nem por isso trata-se da fobia, fique atento, se passar de um mês e o comportamento da criança não mudar e ela continuar a se recusar ir para a escola procure ajuda médica.

levando a filha na escola

O melhor tratamento ainda é a conversa, mas se você perceber que não está resolvendo, a Terapia Cognitivo Comportamental pode ajudar e muito. Um psiquiatra especializado no trabalho de crianças e o auxilio dos pais farão com que a criança sinta-se segura e tenha vontade de ir à escola.

Dando um passo de cada vez e com muito amor tudo poderá se resolver, tenha calma e paciência para lidar com a criança que apresentar a fobia escolar, pois ela precisa de amor, carinho e atenção nesse momento difícil.

Para saber mais informações sobre fobia escolar, assista ao vídeo do Youtube:

Publicado por Lucimari
Revisado em 21/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar