Home » Estresse

Sintomas de estresse

Muitas pessoas sofrem com o grande problema chamado estresse. Entenda melhor o que é o estresse e entenda seus sintomas.

Homem estressado

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem dados preocupantes quando o assunto é estresse. Embora as doenças cardíacas estejam entre as maiores causas de morte no mundo atual, estimasse que o estresse será em menos de dez anos a maior causa, sendo que muitos dos casos de doenças cardíacas, como a pressão alta e mesmo o infarto, podem ser atribuídas ao estresse.

E o que torna essa doença tão preocupante é o número crescente de casos registrados em faixas etárias que antes eram consideradas livres deste problema, como a infância. Saiba mais sobre esse mal apontado como o maior do século XIX.

Estresse sintomas físicos

Mulher com dor de cabeça

Quando se manifesta, a depressão atinge o corpo como um todo, não sendo apenas no espírito, ou seja, no psicológico, que ela atinge suas vítimas. Já é bastante conhecida a relação entre corpo e mente, sendo que uma influência a outra até pontos irreversíveis.

No caso do estresse este pode desencadear uma série de manifestações. Um caso bastante comum é a dor de cabeça. Associada com a dor de cabeça cervical, que é uma das mais comuns, o estresse provoca essa que é uma das formas mais incomodas de dor.

Outra manifestação se desenvolve por meio dos transtornos do sono. O estresse pode causar tanto a insônia, como a sonolência interminável, ligada a um estado de fadiga e cansaço que jamais passam. Mas talvez os sintomas físicos mais sérios sejam os ligados ao coração. O estresse pode desenvolver problemas como arritmia cardíaca e pressão alta.

Estresse sintomas psicológicos

Homem quebrando lápis

Por sua vez, sendo o estresse um problema psíquico, ele desenvolve também drásticos sintomas psicológicos, que se manifestam das formas mais diversas. Um dos sintomas mais comuns, e que é sempre lembrado pela maior parte das pessoas é o nervosismo.

Muitos estressados desenvolvem pavio curto. Assim, é comum ver um estressado perder a cabeça de forma muito violenta por coisas pequenas. Outro sintoma muito comum também é o oposto. O estresse desenvolve um tipo de angustia, um tipo de tristeza inexplicável que leva o doente a chorar com muita facilidade.

O estresse também torna o homem improdutivo, ao ponto dele não conseguir ordenar as ideias, ou estas virem de forma lenta de mais, como um torpor intelectual. O estresse é, muitas vezes, a porta de entrada para a depressão, e justamente por isso ele pode desenvolver sintomas como o desanimo, o pessimismo, e falta de interesse pela vida.

Estresse sintomas e tratamento

tratamento relaxante

Existem muitas formas de tratamento para o estresse, sendo que o grau da doença determina a intensidade e o tipo de tratamento para cada caso.

A doença em seus estágios iniciais pode ser tratada simplesmente com a diminuição do ritmo. Algumas vezes, desacelerar a vida é fundamental.

Uma viagem, uma mudança de emprego, ou até adotar alguma atividade física pode resolver e aliviar o doente. Atividades relaxantes, como massagens e yoga também são eficaz.

Os casos mais sérios já envolvem o uso de medicamento por tempo determinado, e o acompanhamento de um psicólogo para direcionar o paciente corretamente.

Em uma palestra disponível nesse vídeo do Youtube, você confere como conviver com o estresse:

Publicado por Andre Moreira
Revisado em 05/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar