Terapia cognitivo-comportamental

Com bases no conhecimento empírico da psicologia, a terapia cognitivo-comportamental é um dos novos e eficazes métodos de tratamento.

homem sentado refletindo

Termo originário dos escritos de Platão e Aristóteles, a cognição é a aquisição do conhecimento através dos cinco sentidos para a compreensão de sistemas e também utilizado na solução de problemas. A cognição se dá também através da linguagem, percepção, pensamento, atenção, imaginação, raciocínio e juízo. A terapia cognitivo-comportamental é uma forma de psicoterapia que visa o tratamento de transtornos mentais através da teoria cognitiva.

Terapia cognitivo-comportamental significado

A terapia cognitivo-comportamental é um tipo de psicoterapia similar a outras psicoterapias como a terapia Reichiana, Gestalt, existencial e humanista. Entre todas essas psicoterapias, a cognitivo-comportamental é a mais atual e que aponta melhor efeito nos pacientes.

Este tipo de terapia procura avaliar os sentimentos e pensamentos do indivíduo que sofre de algum transtorno, e fazê-lo entender a relação desses pensamentos e sentimentos com a realidade.

cápsulas de sentimentos

O psicoterapeuta que desenvolve este tipo de tratamento age em conjunto com o paciente, fazendo com que o indivíduo livre-se de seus transtornos ao mesmo tempo em que adquire autoconhecimento, a fim de evitar futuras doenças mentais ou transtornos comportamentais.

Em casos de depressão, síndrome do pânico ou transtorno obsessivo compulsivo, o paciente aprenderá a controlar seus pensamentos e sentimentos, que diretamente influenciam em suas ações, atenuando assim esses problemas e conhecendo mais a si mesmo durante este tratamento.

Terapia cognitivo-comportamental infantil

A terapia cognitivo-comportamental funciona também com crianças que podem sofrer ainda na infância com vários transtornos. Também em crianças que não sofrem com algum tipo de transtorno, mas com fases complicadas durante o seu crescimento, a terapia cognitivo-comportamental funciona muito bem.

frase sobre medo para crianças

Separação dos pais, chegada de um irmão ou irmã, mudança de escola ou casa e até mesmo de cidade podem ser fatores que necessitam de acompanhamento de um psicoterapeuta, que poderá desenvolver os métodos da terapia cognitivo-comportamental com a criança, a fim de que ela entenda todos os fatores à sua volta e viva melhor no ambiente em que está inserida.

Se você sofre com algum tipo de transtorno e deseja tratar-se com um dos métodos mais eficazes e atuais da psicoterapia, procure em sua cidade um profissional especializado e comprove a eficiência deste tipo de terapia.

Veja mais sobre terapia cognitivo-comportamental neste vídeo do Youtube:

Publicado por Juliane
Revisado em 21/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentários

  • césar

    12/02/14

    Interessante o tratamento muito bom o texto
    responder

Comentar