Home » Terapia

Terapia ocupacional o que é

Terapia ocupacional é a atividade com o objetivo de recuperação do paciente, há várias maneiras e atividades para realiza-la, confira.

terapia ocupacional criança Por muito tempo, sofrer um acidente, ter um derrame, ou mesmo desenvolver algum tipo de transtorno que tornasse o paciente propenso a ser antissocial, significava o fim ou ao menos uma enorme limitação na vida.

O papel do doente físico e psicológico era sempre relativizado pela limitação bastante latente, o que por si só significava uma agravação do quadro, e até mesmo o desenvolvimento de novos males. O surgimento da terapia ocupacional possibilitou o retorno para a própria vida para esses doentes, devolvendo-lhes o domínio, dentro do possível, e diminuindo essa limitação, quando não a eliminava por completo. Saiba mais sobre a terapia ocupacional.

Terapia ocupacional o que estuda

São muitos os fatores que podem vir a limitar a vida e atividade humana para um indivíduo. Os fatores físicos, os fatores psicológicos, e outros, que tendem a criar limitações ou impossibilidades de realizar tarefas comuns do dia a dia. A terapia ocupacional, por sua vez, trabalha justamente em cima dessas limitações, que em suma se desenvolvem em áreas comuns da vida. Assim, o terapeuta ocupacional, é o profissional que estuda para interagir no dia a dia do paciente em cima dessas limitações, e possibilitar ao doente um desenvolvimento.

terapia ocupacional

Essas limitações podem vir na forma de uma condição física limitada, resultante de um acidente. Assim, o terapeuta ocupacional se posiciona ao lado desse paciente para ajuda-lo a recobrar as funções motoras e cognitivas para realizar tarefas que para uma pessoa comum seria trivial, como, por exemplo, escovar os dentes, amarrar um cadarço, ou mesmo dirigir um carro.

Por sua vez, quando o paciente apresenta quadros onde se torna impossível ou muito difícil a interação social, o terapeuta ocupacional atua como mediador, possibilitando, por meio de exercícios, e da terapia em si, a volta dessa pessoa ao meio social.

Terapia ocupacional infantil

Trabalhar com crianças é muito deliciado, pois não só suas atividades do dia a dia são comprometidas por uma limitação, mas seu desenvolvimento como um todo, e deste modo se torna premente o desenvolvimento dessas funções junto com o desenvolvimento da própria criança.

terapia ocupacional infantil

Assim, a criança é acompanhada pelo profissional em casa, muitas vezes na escola, e em sessões especiais. O terapeuta auxilia dando-lhe bases físicas, emocionais e afetivas para se sentir capaz de novamente interagir, desenvolvendo na criança a confiança em si mesma novamente, ao passo que seu quadro vai se desenvolvendo e se aproximando novamente da normalidade.

Terapia ocupacional atividades

Existem muitas formas de atividades terapêuticas ocupacionais que são aplicadas mediante o quadro e o grau da doença do paciente. No caso de crianças, muitas vezes usa-se trabalhos manuais, como a pintura, jogos que trabalham a coordenação motora, e outras atividades sensoriais.

terapia ocupacional para idosos

Mas existe também atividades voltadas, por exemplo para os doentes mentais, como as atividades aplicadas por terapeutas para corrigirem hábitos e posturas tidas como errôneas. Mas existem também atividades que envolvem o campo da fala e da expressão, na busca por reabilitar o indivíduo para a comunicação. Quase sempre essas atividades são diretas e ministradas para o indivíduo recuperar sua autonomia.

Para mais informações sobre terapia ocupacional, assista ao vídeo do Youtube:

Publicado por Andre Moreira
Revisado em 19/08/2015

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar