Home » Terapia

Terapia para casal

Seu relacionamento está em crise e você já não sabe mais o que fazer? Veja como a terapia de casal pode ser uma boa alternativa.

Uma prática que vem se tornando cada vez mais comum no Brasil é a terapia para casais, este tipo de terapia ainda enfrenta certo preconceito por parte do público masculino, porém sua eficácia vem sendo comprovada conforme mais casais aderem a essa nova categoria de terapia.

A intenção principal da terapia de casal é compreender mais a fundo as frustrações de cada um dentro da relação, sugerindo ações plausíveis a fim de tentar salvar o relacionamento. É claro que isso vai depender da vontade e da verdadeira intenção de cada lado da relação, afinal não adianta tentar salvar um relacionamento que já não interessa mais ao parceiro (a).

Embora a intenção seja sempre a de salvar um relacionamento, a terapia de casal busca primeiramente o bem-estar pessoa e mental de cada lado da relação. Existem casos e casos, em alguns deles talvez a melhor solução seja tentar mostrar para um dos lados a melhor maneira de encarar a realidade do relacionamento, encorajando-o a tomar decisões que por mais dolorosas que sejam presam pelo bem estar de ambos, já que algumas pessoas enfrentam certa dificuldade ao encarar o término de um relacionamento se privando muitas vezes de enxergar a realidade.

A terapia de casal é recomendada para casais que passam por momentos difíceis na relação como, por exemplo, uma traição sexual, falta de diálogo, falta de entrosamento sexual, brigas e desconfianças.

Terapia para casal após traição

gola de camisa com marca de batom

Um dos grandes motivos que podem abalar as estruturas de qualquer casamento ou mesmo um namoro é a traição. A traição é capaz não apenas de abalar emocionalmente o relacionamento, mas também de acabar com a confiança construída através de dias, meses e até anos de convivência. Quando a confiança é quebrada se torna muito difícil manter o relacionamento de maneira prazerosa, pois restam mágoas e feridas difíceis de cicatrizar, levando-o muitas vezes ao término.

Para os casais que resolvem optar por salvar o relacionamento conjugal mesmo após uma traição, a terapia de casal pode ser uma boa alternativa, é claro que primeiramente deve vir da pessoa traída o perdão e a vontade de ser ajudada, afinal de nada adianta dizer da boca pra fora que perdoa o parceiro (a), porém ficar se remoendo por dentro, guardando mágoas ou rancor.

Em casos de traição, a terapia de casal procura primeiramente entender quais motivos levaram o conjugue a cometer tal ato, sem que seja necessário apontar um culpado e sim estudar o relacionamento como um todo buscando entender de onde surgiu a necessidade da traição. A partir daí o terapeuta consegue elaborar o melhor diagnóstico capaz de reestruturar o ambiente conjugal, fazendo com que ambas as partes do casal encontre em seus parceiros o que precisam para se sentir completos um com o outro.

Terapia de casal quando fazer

A terapia de casal é recomendada para casais que sentiram que a relação ‘esfriou’, que já não conversam mais como antes, que passam pouco tempo juntos, que não trocam mais carinho, que enfrentam momentos de tensão ou dificuldades, e até mesmo aqueles casais que convivem na mesma casa como se fossem dois estranhos.

Os motivos que levam um casal a entrar em crises conjugais são vários e varia de um casal para outro. O ideal é que os casais procurem a terapia assim que começarem a se incomodar com a situação atual, sem permitir que o problema aumente deixando o relacionamento mais cedo ou mais tarde algo irreparável.

Terapia para casal em crise

Uma crise entre casais pode ser interpretada de diversas maneiras, nem sempre o que seria uma crise para uns significa crise para outros. Em momentos como este o ideal é que saiba reconhecer a verdadeira realidade do seu relacionamento, se você sente que ele pode estar no final, este momento com certeza pode ser considerado um momento de crise.

O mais correto é que não deixe o relacionamento entrar em crise para recorrer a uma terapia de casal, a fim de buscar ajuda emocional para enfrentar um momento tão complicado quanto este. Mas caso a decisão de recorrer à terapia venha em meio a uma crise, esta pode ser uma ultima tentativa desesperadora a fim de reatar os laços antes que se rompam de vez. Neste caso todo cuidado é pouco, o momento pode ser ainda mais delicado, porém com certeza a terapia é capaz de canalizar as emoções levando o casal a um entendimento mais amplo da relação, buscando superar o momento de crise.

As terapias de casais devem ser realizadas por profissionais capacitados da área, além disso, a decisão de participar de tal tratamento deve partir de ambas as partes do relacionamento conjugue, de livre e espontânea vontade.

Assista ao vídeo e veja mias informações sobre como identificar a melhor hora de optar para uma terapia de casal para salvar o seu relacionamento:

Publicado por Jessica
Revisado em 21/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar