Home » Terapia

Terapia reichiana o que é

A terapia reichiana permite conhecer melhor o corpo, a mente a energia de cada pessoa. Veja o que é a terapia e as principais técnicas.

Reich

Criada pelo médico e cientista Wilhelm Reich, a terapia reichiana, vegetoterapia ou organoterapia como também era chamado por Reich, teve início em 1897 no antigo Império Austro-Húngaro, mas foi somente em 1957 que a terapia foi difundida e ganhou o mundo, em especial, os Estados Unidos.

Baseada na investigação dos processos energéticos de como a vida funciona a partir do conjunto mente, corpo e energia, os praticantes da terapia acreditam que os distúrbios psicoemocionais estão associados aos distúrbios corporais, sejam eles fisiológicos ou anatômicos.

Ainda pouco difundida, a terapia reichiana é realizada com base em várias técnicas que juntas permite melhorar a qualidade de vida física, psíquica e social dos praticantes. Veja como funciona a terapia e as suas principais técnicas:

Terapia reichiana como funciona

Mulher fazendo terapia

A terapia reichiana é considerada uma das principais linhas teóricas da psicoterapia, bem como a terapia freudiana e junguiana.

Trata-se de uma terapia corporal moderna que prega que o corpo, a mente e a energia são inseparáveis, por isso, as angústias, medos, tristezas e repressões sofridas ao longo da vida reflete em nosso plano psicológico e corporal, causando então, o aparecimento de problemas psicológicos como fobia, depressão e ansiedade, além de impedir a expressão de nossos sentimentos e emoções e diminuir a nossa energia orgástica.

Para Reich, a nossa energia e as emoções é a fonte de todos os nossos processos vitais, por isso, a terapia reichiana é baseada na liberdade de expressão de sentimentos emocionais. O objetivo principal da terapia é acabar com tudo aquilo que nos impede de expor nossas emoções e sentimentos.

Técnicas terapia reichiana

Cores

A terapia ou psicoterapia reichiana é caracterizada como abordagem terapêutica psicossomática que atua em conjunto no nível psicológico, corporal e bioenergético de cada indivíduo que visa ajudar no tratamento de diversos distúrbios psicológicos como ansiedade, depressão, fobias e problemas sociais e afetivos, além de problemas como tensão muscular, alterações viscerais, respiratórios, sensoriais, circulatórias e hormonais.

Entre as técnicas utilizadas na terapia reichiana estão os movimentos oculares e foto estimulação, que favorece e estimula a conexão com conteúdos do inconsciente e o reprocessamento de memórias emocionais significativas. A técnica é feita a partir de luzes brancas, azul, verde e vermelha em movimentos que ativa o campo ocular e, automaticamente, ativa as diferentes regiões do cérebro.

A técnica da respiração também é muito usada, pois a contenção das emoções e sentimentos envolve a contenção da respiração. Praticam-se exercícios de inspiração e expiração a nível torácico e diafragmático que desbloqueiam nossas emoções e sentimentos.

Terapia Reichiana 2A técnica de “actings” também chamada de movimentos desbloqueantes são feitos a partir de ações corporais voluntárias repetidas, as quais são capazes de reproduzir e ativar funções importantes nos processos de expressão e percepção efetiva, além de ativar marcas da memória em diferentes fases da vida.

Outra técnica é a de manipulação feita a partir de massagem reichiana com tipos específicos de toques aplicados sobre os músculos e pontos energéticos da superfície corporal, visando à recuperação do tônus muscular e a dissolução das tensões musculares crônicas e favorece a regularização dos fluxos bioenergéticos.

No consultório, o psicoterapeuta especializado na terapia reichiana observa-se a linguagem corporal, o fluxo de energia e a mente como um todo, permitindo com que o paciente se conheça melhor.

Nesse vídeo do Youtube você pode compreender melhor o que é a terapia reichiana e como ela é:

Publicado por Thais
Revisado em 19/08/2015

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

  • marcos

    23/08/16

    Estava fazendo terapia reichiana. e por incivel que pareca, acabei caindo dentro do espaco da terapia. quebrei o cotovelo direito, e meu braco ficou com o movimento limitado. apos o incidente surgiu um depressao que so tem piorado. parece que fiquei impotente diante do mundo. minha vida esta paralisada. sera que existe um tratamento que reverta essa situacao?
    responder
  • clovis pedrozo santos

    01/07/16

    Gostaria de informações sobre clinicas na especialidade psicoterapia reichiana.
    responder

Comentar