Home » Terapia

Terapia transpessoal o que é

A terapia transpessoal se faz uso do subconsciente do paciente. Através de técnicas, é possível tratar traumas e outros problemas.

Mulher sendo hipnotizada com relógio

Já ouviu falar em psicologia transpessoal? Subconsciente, meditação, hipnose, vidas passadas, regressão, estes são apenas alguns sinônimos desta terapia, tudo um tanto místico não é?

A terapia transpessoal usa recursos como a regressão para tentar solucionar problemas de pacientes, através da hipnose é possível reviver vidas passadas e até retornar ao feto da mãe, de alguma forma estas técnicas ajudam a superar traumas do inconsciente, coisa da mente humana que como sempre são bem complexas.

Neste texto você vai conferir como funciona esta terapia regressiva, quais são as técnicas usadas pela terapia transpessoal e como ela é feita com crianças.

Terapia regressiva transpessoal

Homem fazendo terapia

A terapia regressiva é o nome atual de uma técnica mais conhecida como a Terapia das Vidas Passadas. Esta técnica é uma forma de resgatar pensamentos, memórias do passado para ajudar pessoas a encontrarem uma solução para seus problemas, a fim de resolvê-los.

A terapia regressiva trabalha com a possibilidade de reencarnação, ou seja, ela é feita a partir do pressuposto de que todos já viveram outras vidas e experiências diferentes além da vida atual. A regressão da memória tem como intenção fazer o paciente reviver e relembrar traumas que ficaram congeladas no tempo, mas que indiretamente o fazem sofrer. Outras terapias usam esta técnica, mas elas ficam baseadas somente no que acontece no momento atual.

Técnicas terapia transpessoal

Mulher meditando

A terapia transpessoal é uma técnica da psicologia que se usa de técnicas relacionadas às coisas cósmicas, estado superiores e ampliados da mente, outra dimensão. Cada uma das técnicas utilizadas buscam otimizar o estado do paciente, seja em situações de síndromes, entre outras dificuldades.

Através da reversão, o paciente consegue rever situações das quais ele recupera traumas, e medos e assim o terapeuta pode encontrar alguma solução para o problema. É feito um acompanhamento durante alguns meses, dependendo de cada caso, o terapeuta é apenas um auxiliar que acompanha e orienta o paciente por meio de técnicas com a intenção de que o próprio cliente encontre sua cura.

Neste tipo de terapia estudos da psicologia seguindo as tradições filosóficas, biológicas e da física.

Terapia transpessoal infantil

Menina assoprando dente de leão

A terapia transpessoal em crianças é abordada através dos contos de fada, as pequenas histórias que você também quando crianças, não são tão inocentes como se pensa cada uma elas possuem um objetivo, foram escritas com intenções determinadas e as crianças sempre se identificam com algum personagem. Você vai entender direitinho o que estamos falando ao ler o livro “A psicanálise dos contos de fadas” do Bruno Bettelheim, esta obra revela o que está por trás de vários clássicos da literatura infantil.

Todas as histórias são heranças da oralidade de antepassados, e depois alguém resolveu registrar estas histórias que serviam como lição de moral, pois naquele tempo eles não podiam falar abertamente de determinados  assuntos. Por exemplo, o que acontece na história da chapeuzinho vermelho, tem um significado maior, existe uma simbologia de cada detalhe e a criança em seu subconsciente acaba entendendo estas entrelinhas. Através de terapias os pequenos passam a desvendar mistérios e solucionar seus problemas.

Veja nessa entrevista com um terapeuta como funciona a terapia transpessoal:

Publicado por Juliane
Revisado em 08/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar