Toxoplasmose transmissão entre humanos - Apsicologa online

Home » Terapias

Toxoplasmose transmissão entre humanos

A Toxoplasmose afeta pessoas em todo mundo, sendo em muitos casos assintomática é primordial conhecer os meios de transmissão.

gestante, cerebro, virus toxoplasmoseA toxoplasmose é uma doença universal e bastante comum entre os humanos, tanto que até 90% da população em todo o mundo a possui, mas como os sintomas não são aparentes, devido ao caráter benigno em pessoas que não tem o sistema imunológico deprimido, estas pessoas então têm o protozoário em seu organismo sem saber.
Uma vez contagiado pelo protozoário o Toxoplasma Gondii, os microcistos que lhe são próprios, permanecem no corpo da pessoa infectada por toda vida. Sendo assim, será possível a transmissão de uma pessoa para outra, quando o protozoário da doença está latente no corpo de uma das pessoas?
A resposta é negativa, porém pode se considerar, que a única forma de transmissão entre humanos, é a transplancentária, sendo desta forma a Toxoplasmose transmitida da mãe para criança durante a gestação e só ocorre se for uma infecção primária, se a contaminação ocorreu anteriormente à gestação não há acometimento ao feto.

Toxoplasmose transmissão pelo gato

gato rajadoO gato é o principal hospedeiro da doença, pois o Toxoplasma Gondii excepcionalmente se reproduz nas células deste animal.
A prevalência da doença é maior em gatos rurais e de rua do que em gatos domésticos e urbanos.
Se o gato tem costume de caçar, pode ser contaminado, ao consumir ratos, aves ou fezes de outros gatos infectados.
Os oocistos presentes no organismo do felino são eliminados nas fezes e contaminam o ambiente. Entretanto o contato com o gato através de carícia e toque não transmite a doença, a transmissão ocorre pelo contato com as fezes do animal.

Toxoplasmose transmissão sintomas e prevenção

pessoa sendo vacinadaOs sintomas da Toxoplasmose dificilmente são associados à doença, sendo concebidos como outra infecção qualquer, o que retarda o diagnóstico e o tratamento.
Na fase aguda a sintomatologia é febre, dor de cabeça, mal estar, apatia, sonolência, mudanças no comportamento, podendo ser seguido por paralisia ocular, convulsão, alucinações e coma.
Se a infecção for adquirida, os sintomas serão febre, mal estar, mialgia, pneumonia, erupções na pele, entre outros.
Na pessoa que tem o sistema imunológico deprimido a doença é letal e o sintoma principal é a encefalite, havendo também transtornos psíquicos, coma e óbito.
A transmissão da Toxoplasmose pode ocorrer das seguintes maneiras, consumo de carne de animais infectados mal passada ou crua, no ingerir os oocistos contidos nas fezes de felinos, que por sua vez podem ser facilmente transportados por insetos como mosquitos e minhocas
E também a infecção transplacentária que causa aborto, mortalidade neonatal ou graves seqüelas.
A transmissão também ocorre pelo consumo de água contaminada ou de frutas e verduras mal higienizadas como também através da manipulação de terra contaminada.

Para se prevenir é importante ter cuidado com os meios de transmissão, evitar manipular as fezes do gato, não ingerir comer carne crua, utilizar água filtrada, higienizar frutas e legumes e para as gestantes o recomendável é realizar o pré-natal.

Publicado por Lucimari
Revisado em 05/05/2013

Compartilhar

Receba novidades

Comentar