Transtorno bipolar sintomas e tratamento

O transtorno bipolar pode ser facilmente percebido através da alteração comportamental. Veja mais sobre os sintomas e tratamento.

bipolar

O transtorno bipolar é caracterizado por mudanças drásticas de comportamento e humor, ele pode ser facilmente identificado quando o indivíduo se comporta agressivamente sem motivo lógico e logo em seguida já muda de comportamento. Vale lembrar ainda que os sintomas do transtorno bipolar passar por dois estágios: fase da euforia e depois pela fase da depressão, que veremos a seguir.
Vamos conhecer algumas causas, sintomas e tratamentos do mesmo.

Causas do transtorno bipolar

Normalmente acontece com pessoas abaixo dos 30 anos e as causas podem ser genéticas, mas fatores externos, de personalidade e ambientais influenciam para que o transtorno se manifeste.

homem com a mão na testa
A causa pode ser genética devido a um desequilíbrio no cérebro, pode acontecer em alguns episódios e momentos da vida ou mesmo durante toda a vida.

Sintomas do transtorno bipolar

Os principais sintomas podem ser facilmente identificados. Na fase da euforia a pessoa apresenta alegria exagerada; agitação física e mental; ideias grandiosas e fora do normal; aumento da libido e insônia.

Mulher estressada
Já na fase da depressão, o que pode ser leve, moderada e aguda, a tristeza e irritabilidade são constantes; há também perda ou aumento de apetite; dificuldades em tarefas simples, como se concentrar e pensamentos de morte, alguns sentem até mesmo o desejo de suicídio.

Alguns especialistas classificam ainda o estado misto, que é aquele que apresenta comportamentos maníacos e depressivos ao mesmo tempo, é uma mistura de sentimentos. Só um psiquiatra pode dar um diagnóstico e remédios necessários.

Tratamento para o transtorno bipolar

Antes de começar a tomar qualquer tipo de medicação é preciso ter um diagnóstico específico, pois cada pessoa reage de uma maneira ao tratamento. Normalmente o médico receitará uma medicação que seja mais apropriada, mas a troca de medicamentos poderá acontecer, até que se encontre um medicamento que ajude o paciente.

tomando remédio

Não há como fazer o tratamento sem medicação, mas o paciente precisa ter paciência para que se chegue até um ponto exato entre dosagem e a escolha certa do medicamento.

Um dos pontos que o médico perguntará ao paciente é a respeito do histórico familiar, se houve casos de bipolaridade na família e se a mudança de humor tem acontecido com frequência e há quanto tempo se notou tais mudanças.

Para maiores informações procure um psiquiatra e faça todos os exames que for solicitado. Logo que você perceber mudanças comportamentais bruscas em alguém, ou em você mesmo, procure ajuda médica. Quanto antes começar o tratamento melhor será para o paciente e também para as pessoas que convivem com ele.

Para mais dicas e informações sobre o transtorno bipolar, suas causas, sintomas e tratamento assista ao vídeo abaixo:

Publicado por Lucimari
Revisado em 19/08/2015

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar